sexta-feira, 20 de abril de 2012

Artigo CSM SG 2011: Lixão em São Gonçalo


UM ESTUDO SOBRE O DESTINO DO LIXO NA CIDADE DE SÃO GONÇALO – RJ

PETITO, Jaqueline T; BRANCAGLION, Matheus de O; ALMEIDA, João Victor de; SOUZA, Renan L S; VILLELA JÚNIOR, Marco Antônio.

Resumo

     Em São Gonçalo, desde os anos 80, o lixo era apenas despejado no lixão de Itaoca, diretamente no solo, sem nenhum cuidado ambiental, controle ou administração. Mas em 2003, após inúmeras tentativas fracassadas de administração e controle, o governo decidiu passar a responsabilidade à iniciativa privada. A empresa vencedora (S.A. Paulista) transformou o lixão em um aterro controlado e tratou seus arredores. Agora, oito anos depois, como foi estabelecido em 2003, um local foi designado para a construção de um novo aterro em São Gonçalo para a desativação do aterro de Itaoca: o aterro de Anaia. Além disso, o terreno e arredores do Aterro de Itaoca estão sendo remediados ambientalmente, já que este fator é realmente importante, pois o aterro está instalado na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Entre os principais malefícios ambientais, pode-se destacar o perigo de contaminação dos corpos d’água subterrâneos (lençóis freáticos) e do rio Salgueiro pelo líquido percolado, o chorume. Além de estar inserido em área com remanescentes de vegetação ombrófila e mangues. O aterro de Itaoca causa além de impactos ambientais, impactos sociais. Na época em que o aterro era apenas um lixão, os catadores, marginalizados pela sociedade, tinham como fonte de sustento o lixão, separando o lixo reciclável e o enviando-o às Usinas de Reciclagem. Porém, com o aterro controlado, não há o que fazer com os cerca de 700 catadores do antigo vazadouro que não podem mais exercer suas atividades, por motivos de segurança e organização.
     Palavras-chave: aterro; lixo; São Gonçalo; Anaia.

Um comentário:

  1. Até 2014 eles querem colocar aterro Sanitário para acabar com os lixões agora imagino como ficara o sustento desses catadores?

    ResponderExcluir