sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apenas uma professora...


Ontem estava aplicando prova em uma das escolas que trabalho, e vi um livro sobre a mesa de uma aluna cujo título é: “Como ser o pior aluno de uma escola”. Este livro foi escrito por um dos participantes do Programa de televisão CQC. Inicialmente, fiquei preocupada e pedi a aluna que me deixasse ver. Daí veio a minha indignação. Ele trata a nós, professores, como nada. Quer ver alguns exemplos: “Aula de Biologia: o cara se acha pq vai dar aula com um microscópio e se acha o melhor, o diferente. Daí sugere que o aluno pergunte o que vamos ver ao microscópio. O professor responde e o aluno diz: _ Pensei que fosse o seu salário”. Depois um professor diz aos alunos o quanto é importante estudar. Ele diz que não precisa, pois quer ser Presidente da República. Depois diz que, em último caso, se não conseguir nada será professor. Confesso que li aquele livro ontem acreditando encontrar no final que aquele “pior aluno” não se daria bem com aquilo tudo e que deveria ter ao menos respeito , que não seria necessário ser um nerd ou gênio. Daí veio a indignação.. ele não diz isso. Pior ainda, dá receitas de maldades com alunos e professores. O autor utiliza de artifícios inteligentes para tais questionamentos. Mas já temos tantos problemas em sala de aula e com os nossos salários Tb.. e ainda lidamos com manuais de como ser o pior aluno.. de como ser o pior professor... Sinceramente, acho que merecíamos um pouco mais de respeito. Depois passamos a questionar pq monstros entram em uma sala de aula e matam 12 crianças e deixam várias feridas.. feridas no corpo e na alma.
Escrevi só para retratar minha indignação e medo. Temos a liberdade de escrita.. de divulgar nossa idéias .. não estou tirando o direito dele. Se não tivesse este direito, os livros não estariam circulando por ai tão facilmente. Mas acho que chega de sermos ridicularizados. Como ele tem o direito de expressar as suas opiniões e “receitas”, me achei no direito de retratar a minha indignação a esta escrita e de saber que pais permitem que seus filhos leiam.
Tem mais.. o cara é formado em Comunicação social.. tem o poder da palavra e, segundo ele, não somos nada.. não temos formações.. etc etc.. Como teria ele chegado lá? Como teria ele aprendido a ler e escrever para escrever tamanha obra- prima. Por isso, humildemente, peço desculpas pela simplicidade dos meus textos e erros de português.. pois como ele mesmo retrata: SOU APENAS UMA PROFESSORA.

Um comentário: