sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nem sempre fazemos nossas escolhas...


A que ponto nós chegamos? Lei de “Talião”? Influência da Internet? Má índole? Problemas psicológicos ou sociais? Hormônios? Tendência a violência? Culpa da serotonina? Drogas? Ao iniciar este blog, meu objetivo era o de fazer com que os meus alunos pensassem e, talvez, fazer com que as outras pessoas pudessem parar para analisar questões muitas vezes para eles sem sentido. Mas eu estaria certa? Seria muita pretensão acreditar que um simples blog pudesse fazer com que as pessoas tivessem senso crítico ou talvez a curiosidade de compreender como as coisas funcionam e buscassem ser um ser humano melhor. Para isso usei a internet. Eu já sabia que existiam coisas muito construtivas na internet.. mas ensinar a matar? Ao escrever esses textos para meu blog, queria que as pessoas refletissem sobre o que fazemos, o que somos, e o que nos levam a isso .... Ontem, foi o meu dia de questionar tudo isso. Que seres humanos nós somos? Cheios de falhas com certeza.. Mas até que ponto manipulamos nossas vidas e atrapalhamos a vida dos outros? Até onde NOSSAS ESCOLHAS NOS FAZEM E ATÉ QUE PONTO NOSSAS ESCOLHAS “FAZEM” a vida dos outros?
Ontem, nos deparamos com uma notícia de crueldade: o extermínio de crianças inocentes em uma escola por um louco que até agora não se sabe o que o levou a fazer isso. Sinceramente, nenhuma justificativa seria plausível ao ponto de justificar tamanha frieza, crueldade... extermínio.. Uma escolha para a vida de uma pessoa cruel que refletiu em várias famílias.. Famílias que serão marcadas pelo desespero e vazio. Coloquei-me no lugar daquelas mães. Tenho uma filha de 4 anos. Linda!!!!!!!!!!!!! Imaginei o que seria de mim caso isso acontecesse com ela e, com isso, coloquei-me no lugar daquelas mães: UM VAZIO ETERNO. O que levou aquele monstro a executar aquela tamanha crueldade? Sofrer de preconceitos? Marcar de uma passado naquela escola? Justiça com as próprias mãos? Falta de sonhos e perspectivas? Desemprego? Revolta social? Vazio? Sinceramente, nenhuma destas opções justificaria essa atitude. Nem um animal mata pelo simples prazer de matar. Isso cabe aos homens.
De acordo com a carta que ele deixou, ele sugere o que? Que os impuros não poderiam tocá-los? Quem é ele? Um Hitler? Um Justiceiro? Sinceramente, para mim ele é um monstro. Uma criatura cruel que deixou tristes marcas nestas pessoas que perderam crianças de 13, 14 anos.. Cheias de vida e sonhos. Um monstro que deixou marcas naqueles que sobreviveram..
Sinceramente, muito pensei nesta situação... sou Mãe.. sou professora.. poderia ser vítima das duas formas. Onde está a nossa segurança? Onde está o amor ao próximo?
Foram dois dias analisando muitas situações de crueldade. Até que ponto temos o direito de fazer as escolhas erradas? De deixar marcas? Pensei, biologicamente, socialmente e espiritualmente, a questão do ABORTO. Mas existem muitos outros fatores existentes neste caso. Existe sim um monstro e uma vítima. E a pior marca fica no monstro.. PARA SEMPRE. Mas nem por isso, acho que seja a melhor decisão.. mas algumas vezes necessária.
Já está na hora de analisarmos para que viemos a este mundo. Pq tantas maldades.. até que ponto o excesso de informações é benéfico? É pessoal. Essas respostas e escolhas cabem a nós.. mas o reflexo disso tudo é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário