domingo, 22 de maio de 2011

Assino embaixo...

Todos devem ter assistido a reportagem da professora que diz: "_Se vcs acham que com um giz e um quadro eu vou mudar o mundo...estão enganados!!"

Estão mesmo. Nòs nao temos essa "capacidade".Com o decorrer do tempo, so acumulamos funções.. aumentamos nossa carga horaria para mantermos um salario digno. Nos cobram aulas motivadoras, reciclagens, especializações... e nós enchem de deveres.. Deveres de passar o conteudo, corrigir inumeras provas, trabalhos, elaborar metodologias diferentes... Até aí tudo bem.. isso faz parte da função PROFESSOR!!! Só nao nos disseram que teriamos que ocupar outras funções.. de psicólogo, de mãe, pai, irmãos mais velhos, orientadores, destruidores de sonhos ou criadores deles.. Muito menos que seriamos responsaveis por bullying ou por acabarmos com ele. E pior.. muitos pais ainda nos chamam de omissos.. De repente, estamos numa sala de aula e temos que lidar com loucos, tiroteios, assassinatos ou meros adolescentes carentes oriundos de uma famíla omissa por opção ou por falta dela.. Somos seres humanos cabíveis de erros, doenças, fragilidades.. e hj somos obrigados a mudar o mundo com um giz..

Esse poder nao cabe a nós.. somos professores!!! Uma classe que deveria ser respeitada e só é menosprezada.. e agora culpados pelo baixo IDEB, pela gde evasao escolar, pelo bullying, pelas escolhas certas ou erradas.. Não cabe a nós tudo isso, gente. Cabe a eles.. ao poder executivo, legislativo.. seja ele qual for..

Não nos dêem mais obrigações.. Já temos tantas.. e tão pouco em troca. Mas como diz o titulo deste blog: A vida é feita de escolhas.. Vc faz suas escolhas...Suas escolhas fazem vc..Certa ou errada foi a que eu fiz a 15 anos atrás qdo escolhi essa profissão.. Mas não quero acumular o que eu nao escolhi..

Nenhum comentário:

Postar um comentário