domingo, 17 de abril de 2011

UM SONHO... Carta de Abraham Lincoln para o professor do seu filho... Mas não temos toda essa responsabilidade, nem esse poder.. Uma pena!!!


“Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando esta triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor.”

terça-feira, 12 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nem sempre fazemos nossas escolhas...


A que ponto nós chegamos? Lei de “Talião”? Influência da Internet? Má índole? Problemas psicológicos ou sociais? Hormônios? Tendência a violência? Culpa da serotonina? Drogas? Ao iniciar este blog, meu objetivo era o de fazer com que os meus alunos pensassem e, talvez, fazer com que as outras pessoas pudessem parar para analisar questões muitas vezes para eles sem sentido. Mas eu estaria certa? Seria muita pretensão acreditar que um simples blog pudesse fazer com que as pessoas tivessem senso crítico ou talvez a curiosidade de compreender como as coisas funcionam e buscassem ser um ser humano melhor. Para isso usei a internet. Eu já sabia que existiam coisas muito construtivas na internet.. mas ensinar a matar? Ao escrever esses textos para meu blog, queria que as pessoas refletissem sobre o que fazemos, o que somos, e o que nos levam a isso .... Ontem, foi o meu dia de questionar tudo isso. Que seres humanos nós somos? Cheios de falhas com certeza.. Mas até que ponto manipulamos nossas vidas e atrapalhamos a vida dos outros? Até onde NOSSAS ESCOLHAS NOS FAZEM E ATÉ QUE PONTO NOSSAS ESCOLHAS “FAZEM” a vida dos outros?
Ontem, nos deparamos com uma notícia de crueldade: o extermínio de crianças inocentes em uma escola por um louco que até agora não se sabe o que o levou a fazer isso. Sinceramente, nenhuma justificativa seria plausível ao ponto de justificar tamanha frieza, crueldade... extermínio.. Uma escolha para a vida de uma pessoa cruel que refletiu em várias famílias.. Famílias que serão marcadas pelo desespero e vazio. Coloquei-me no lugar daquelas mães. Tenho uma filha de 4 anos. Linda!!!!!!!!!!!!! Imaginei o que seria de mim caso isso acontecesse com ela e, com isso, coloquei-me no lugar daquelas mães: UM VAZIO ETERNO. O que levou aquele monstro a executar aquela tamanha crueldade? Sofrer de preconceitos? Marcar de uma passado naquela escola? Justiça com as próprias mãos? Falta de sonhos e perspectivas? Desemprego? Revolta social? Vazio? Sinceramente, nenhuma destas opções justificaria essa atitude. Nem um animal mata pelo simples prazer de matar. Isso cabe aos homens.
De acordo com a carta que ele deixou, ele sugere o que? Que os impuros não poderiam tocá-los? Quem é ele? Um Hitler? Um Justiceiro? Sinceramente, para mim ele é um monstro. Uma criatura cruel que deixou tristes marcas nestas pessoas que perderam crianças de 13, 14 anos.. Cheias de vida e sonhos. Um monstro que deixou marcas naqueles que sobreviveram..
Sinceramente, muito pensei nesta situação... sou Mãe.. sou professora.. poderia ser vítima das duas formas. Onde está a nossa segurança? Onde está o amor ao próximo?
Foram dois dias analisando muitas situações de crueldade. Até que ponto temos o direito de fazer as escolhas erradas? De deixar marcas? Pensei, biologicamente, socialmente e espiritualmente, a questão do ABORTO. Mas existem muitos outros fatores existentes neste caso. Existe sim um monstro e uma vítima. E a pior marca fica no monstro.. PARA SEMPRE. Mas nem por isso, acho que seja a melhor decisão.. mas algumas vezes necessária.
Já está na hora de analisarmos para que viemos a este mundo. Pq tantas maldades.. até que ponto o excesso de informações é benéfico? É pessoal. Essas respostas e escolhas cabem a nós.. mas o reflexo disso tudo é para todos.

Apenas uma professora...


Ontem estava aplicando prova em uma das escolas que trabalho, e vi um livro sobre a mesa de uma aluna cujo título é: “Como ser o pior aluno de uma escola”. Este livro foi escrito por um dos participantes do Programa de televisão CQC. Inicialmente, fiquei preocupada e pedi a aluna que me deixasse ver. Daí veio a minha indignação. Ele trata a nós, professores, como nada. Quer ver alguns exemplos: “Aula de Biologia: o cara se acha pq vai dar aula com um microscópio e se acha o melhor, o diferente. Daí sugere que o aluno pergunte o que vamos ver ao microscópio. O professor responde e o aluno diz: _ Pensei que fosse o seu salário”. Depois um professor diz aos alunos o quanto é importante estudar. Ele diz que não precisa, pois quer ser Presidente da República. Depois diz que, em último caso, se não conseguir nada será professor. Confesso que li aquele livro ontem acreditando encontrar no final que aquele “pior aluno” não se daria bem com aquilo tudo e que deveria ter ao menos respeito , que não seria necessário ser um nerd ou gênio. Daí veio a indignação.. ele não diz isso. Pior ainda, dá receitas de maldades com alunos e professores. O autor utiliza de artifícios inteligentes para tais questionamentos. Mas já temos tantos problemas em sala de aula e com os nossos salários Tb.. e ainda lidamos com manuais de como ser o pior aluno.. de como ser o pior professor... Sinceramente, acho que merecíamos um pouco mais de respeito. Depois passamos a questionar pq monstros entram em uma sala de aula e matam 12 crianças e deixam várias feridas.. feridas no corpo e na alma.
Escrevi só para retratar minha indignação e medo. Temos a liberdade de escrita.. de divulgar nossa idéias .. não estou tirando o direito dele. Se não tivesse este direito, os livros não estariam circulando por ai tão facilmente. Mas acho que chega de sermos ridicularizados. Como ele tem o direito de expressar as suas opiniões e “receitas”, me achei no direito de retratar a minha indignação a esta escrita e de saber que pais permitem que seus filhos leiam.
Tem mais.. o cara é formado em Comunicação social.. tem o poder da palavra e, segundo ele, não somos nada.. não temos formações.. etc etc.. Como teria ele chegado lá? Como teria ele aprendido a ler e escrever para escrever tamanha obra- prima. Por isso, humildemente, peço desculpas pela simplicidade dos meus textos e erros de português.. pois como ele mesmo retrata: SOU APENAS UMA PROFESSORA.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Que furo...

Indo para o trabalho hj.. escutei no rádio que o certo é macérrima ou magríssima e que não existe magérrima.. Que furo!! No meu texto da Barbie escrevi MAGÉRRIMA!!! Que horror!!! kkkkk

domingo, 3 de abril de 2011

Esta charge é uma boa ilustração para um dos tópicos do livo "Pq os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor.."


Esta charge demonstra um dos tópicos discutidos no livro "Pq os homens fazem sexo e as mulhers fazem amos". Neste tópico, os autores retratam a evolução e diferenciação celular nas células dos olhos de mulheres e homens. De acordo com as informações do livro, os homens possuem uma visão de profundidade enqto as mulheres uma visão periférica. Esses resultados sao corroborados de acordo com os costumes dos homens e mulheres das cavernas. Essas mulheres tinham que tomar conta da "cria", da "casa".. de tudo.. e os homens tinham o único "dever" de trazer a caça.. como necessitavam encontrar suas presas de longe, desenvolveram essa visão de profundidade. Por isso, eles nao enxergam nada a sua volta.. kkkkkkkk

Um pouquinjo mais de humor.. Brincando torna-se mais facil aprender.

Muito Legal...


Peguei no blog de um gde amigo... Vale a pena ver.. jeancmiranda.blogspot.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Será culpa da Barbie?? rsrs


Hoje, dando aulas no Santa Mônica, estava discutindo com uma das minhas turmas de 8º ano, sobre questões da adolescência e as preocupações excessivas com a cultuação ao corpo. Comentei com eles que, um dia, escrevi um artigo questionando a invenção da Barbie. Que, para nós mulheres, um simples brinquedo nos gerou um problema enorme: O SONHO DE SER BARBIE. Nós, mulheres, acreditamos que a emancipação feminina, a queima do soutien, a “igualdade” de trabalhos e deveres, o surgimento da pílula anticoncepcional, o direito de não mais ser usada pelos homens e a idéia de assumirmos as regras do jogo, de passarmos a usa-los também... até parece, né? No fundo, temos é Síndrome de Cinderela. Só nos serviu para acumularmos funções. Hoje, eu sou profissional, chefe de família, professora, pesquisadora, mãe, filha, dona de casa e ainda tenho a utopia de acreditar que no meio a tantos “Mães” e “Professoras” eu ainda tenha tempo para ser Mulher... Doce ilusão.. Ao passar do tempo, e olha que nem cheguei aos 40.. faltam 3 aninhos ainda... kkkk já percebi que os Titãs estavam certo com aquela musica Epitáfio. Mas vamos retomar o caso da Barbie. Ela foi criada por alguém muito cruel... Já perceberam como ela é perfeita? Não tem espinhas, nem estrias.. quiçá uma celulite.. Magérrima. Corpo escultural. Olhos, boca e cabelos perfeitos... E o tempo inteiro tentamos imitá-la.. e como não conseguimos.. Xi!!!!!!!!!!! Vêm as frustrações. Mas isso não quer dizer que teremos que fazer uma fogueira e queimar todas as Barbies como fizemos com os soutiens. Temos é que queimá-las dentro de nós.. Para isso existem os terapeutas... kkkk Isso acaba se tornando uma reação em cadeia.. E eu que fico em sala de aula defendendo as variedades individuais, variabilidade genética, vida saudável.... Posso contar um segredo? Eu já tentei ser Barbie.. Tenho Síndrome de Cinderela...  Mas como uma boa bióloga, percebi que só com uma mutação.... kkkkkkkkkk. Cobrem-se menos meninas e meninos.. a vida é curta.. Ninguém é melhor do que ninguém. Somos únicos. Seja pelo DNA, por sermos o resultado de um único espermatozóide, incansável que conseguiu chegar ao óvulo e formar criaturas únicas: NÓS!!!!!! Concordo que não exista a felicidade e que a vida é feita de momentos felizes, então, busquemos por eles. Sejamos mais simples, respeitemos ao próximo, amemos a nós mesmos.... Não existe receita, eu sei.. Tb tenho meus momentos de crise existencial, afinal, somos seres humanos cobrados todos os dias. Cobrados pelo trabalho, pela família, pelos filhos e principalmente por nós mesmos. Um gde Beijo, Jaque Petito